PARABÉNS JARAGUÁ DO SUL! A CIDADE LITERÁRIA (Marcelo Lamas)

Nesta passagem de mais um aniversário da nossa cidade quero homenagear um dos principais patrimônios culturais: A “Ciranda Literária de Jaraguá dos Sul”, que é o encontro daqueles que são apaixonados pela literatura, onde os leitores são os personagens principais e têm a oportunidade de compartilhar suas experiências lidas, além de conhecer e conversar com autores que prestigiam as reuniões.
Particularmente, há muita interferência da ciranda na minha história de vida: quando comecei a frequentá-la tinha algumas publicações em jornais e isso me era suficiente para divulgar minhas crônicas. Foi o convívio e o incentivo dos escritores e capitães voluntariosos dos encontros literários como Carlos Schroeder, Gil Salomon, Ana Janete e Nilza Helena que me fizeram buscar caminhos que culminaram na procura por oficinas na tentativa de aprimorar meus textos e, posteriormente, nas minhas publicações em livros. Por estes motivos fico convidando pessoas para irem à ciranda e para que também passem a escrever “publicamente”, já que a leitura é o nosso principal combustível.
A literatura jaraguaense tem uma produção muito significativa com duas editoras atuando fortemente na cidade. Outro dia, numa única sessão da ciranda literária tínhamos quinze autores locais, com livros publicados, ali presentes espontaneamente, digo, sem terem sido “convocados”. Havia também pelo menos uma dezena de outros novos autores que usam seus blogs e fanpages para divulgar seus textos. Lembro que no 1º Festival Nacional do Conto, nascido nesta latitude, um instrutor forasteiro ficou impressionado com quantidade de autores aqui do condado. O belo trabalho do Loreno Hagedorn na organização do dicionário biobibliográfico “Panorama da Literatura Jaraguaense” registra bem este fenômeno.
Nascida como Círculo de Leitura, a Ciranda Literária tem há alguns anos a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa como sua casa oficial. Certa vez, quando comentei que iria para o encontro, me perguntaram: “Como se faz para entrar para esta seita?”. Para participar basta chegar à antiga estação de trens e abrir a porta. As reuniões ocorrem na última quarta-feira de todo mês e há uma comunidade no facebook com informações atualizadas.
O poeta Mario Quintana sintetizou assim a importância do nosso passatempo preferido: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
P.S.: A turma da Ciranda Literária de Jaraguá do Sul espera por você!

MARCELO LAMAS, escritor. Gaúcho que escolheu Jaraguá do Sul para viver há 19 anos.
marcelolamas@globo.com
#jaraguaegigante

Esse post foi publicado em Não categorizado e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para PARABÉNS JARAGUÁ DO SUL! A CIDADE LITERÁRIA (Marcelo Lamas)

  1. Loreno Luiz Zatelli Hagedorn disse:

    Marcelo muito obrigado pelos eleogios a Jaraguá do Sul e especilamente aquele que se refere ao meu modesto trabalho sobre a Literatura Jaraguaenses.

O que tens a dizer sobre o post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s