Notas Biográficas

Vana Comissoli Passeei por várias artes antes de aportar na literatura. O encontro é definitivo apesar da consciência do caminho difícil. O conto é como a fotografia: um instante capturado. A novela como a pintura: leva tempo para o quadro se completar, exige paciência e dedicação. O romance como a escultura, olhamos de todos os ângulos e temos tri-dimensão. No entanto, a captura do momento exato do conto, o corte que dói, que sangra, é o mais delicado. Um bisturi que só um bom cirurgião da vida consegue manejar. Sou perfeccionista, ainda aprendo a lidar com o bisturi. Participação em vários sites literários Escultora em argila – exposição no brique de Porto Alegre Pintora e desenhista

Qualificação: Oficina Literária da PUCRS – Prof. Luis Antonio de Assis Brasil Oficina Literária Charles Kiefer Oficina Virtual do SESC – Prof. João Trevisan

Participação em antologias: Contos de Oficina 15 – PUCRS – 1995 – organização Luis Antonio de Assis Brasil Prêmio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Histórias do Trabalho – 1995 101 que contam: organização Charles Kiefer – 2004 Roda Mundo – organização Douglas Lara – 2005 Primeiro livro solo – A Samaritana, Um grito

Blogs pessoais: www.letrinhasplit.blogspot.com www.reptoficcional.blogspot.com www.dependencia.blogspot.com

___________________________________________

Marcelo Lamas Autor de “Mulheres Casadas têm Cheiro de Pólvora” e “Arrumadinhas”. Contador de histórias em jornais, revistas e sites desde 1994. Participou das antologias Peças Íntimas, Contos Jaraguaenses e Jaraguá em Crônicas. Apaixonado por mulheres, pelo Grêmio FBPA e por jogo de bola.

marcelolamas@globo.com

_____________________________________________

Suzi Daiane Tem formação em Letras e pós graduação em Contação de Histórias. Trabalha como atriz e professora de teatro. Em 2010 lançou seu primeiro livro “Tonalidades” e participou como co-autora do livro “Preliminares”. Tem paixão por flauta transversal, libras, sapatos, amora e livros.

Colore ideias no blog: www.tonalidadesuzi.blogspot.com

________________________________________________

Inacio Carreira Psicanalista, curador, pedagogo, jornalista, sonhador. Natural de Santos, SP, defende cada vez mais as cores de Santa Catarina desde 1989. Lançou em 2012 o livro “Tramas” além de ter participado de várias coletâneas, sendo a última NÓS, com mais quatro escritores, experiência que deve repetir-se neste 2012.

____________________________________________

Fernando Bastos Cartunista e artista plástico. Nasceu em Jaraguá do Sul em 14/10/61. Participou com outros escritores dos livros “Contos Jaraguaenses”, “Jaraguá em Crônicas” e “Palimpsesto”. Tem um livro publicado: Teofania (Design Editora, 2009) e outro aguardando publicação: Crimes em nome da fé. Autores preferidos: Bertrand Russell, Richard Dawkins, Carl Sagan, Nietzsche, Freud e Jostein Gaarder. Blog pessoal: “Pequeno estudo acerca da fé religiosa”: http://pensarporsimesmo.zip.net/ Links onde escrevo artigos e contos: http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=28127

________________________________________________

Tiago Carpes do Nascimento Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, tendo por ocupação principal a profissão de professor, autointitulado escritor e compositor por obrigação e prazer. Curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes. Evangélico, gosta de filosofia, religião, astronomia, ciência & tecnologia e suas implicações com as sociedades humanas. Já gostou mais de política, até sonhou ser presidente do Brasil para tentar criar um mundo melhor, mas hoje o que mais quer é criar condições para as filhotas Maria Clara e Manoela encontrarem a felicidade nesse mundo aqui mesmo.

jesuscristohumano@gmail.com http://www.facebook.com/tiagocarpes http://meadiciona.com/tiagonascimento                    Blog pessoal

______________________________________________

Sônia Pillon Natural de Porto Alegre (RS), tem formação em Jornalismo pela PUC-RS  pós-graduação em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Iniciou sua carreira jornalística na produção do SBT, em Porto Alegre, em 1990. Ainda no Rio Grande do Sul, atuou nos semanários O Repórter, em Guaíba, e no polêmico RS, voltado à cobertura cultural e de variedades. De 1993 a 1994, foi subeditora na sede de A Notícia, em Joinville. Foi repórter, editora, colunista e articulista do então semanário Jaraguá News, atuante na década de 1990 em Jaraguá do Sul. Paralelamente, atuou como assessora de imprensa de políticos, em Joinville e Jaraguá do Sul. Em outubro de 1996, passou a viver em Jaraguá do Sul. Retornou ao A Notícia em setembro de 1998 e permaneceu até 20 de janeiro de 2009, na equipe de reportagem do AN Jaraguá, por todas as editorias, com ênfase na cobertura cultural. Atuou também no início da FolhaSC, com passagens pela Revista Nossa e O Correio do Povo. De fevereiro até a presente data, retornou à FolhaSC, onde participou da passagem do jornal trissemanal para diário. Paralela à atuação no Jornalismo, de abril de 2008 a janeiro de 2009, teve suas crônicas publicadas aos domingos no AN Jaraguá. De janeiro de 2009 a fevereiro de 2010, publicou suas crônicas no extinto Jornal Hoje, quando parou de circular. De lá para cá, participou de três antologias, com outros autores, e lançou um livro solo, em 2009 – “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul”. É autora residente dos sites de literatura Letras et Cetera (http://nanquin.blogspot.com.br) e Cooperativa de Letras (https://cooperativadeletras.wordpress.com). Desde o final de abril de 2012, passou a publicar suas crônicas semanais aos sábados na FolhaSC, na coluna “No mundo da lua”. Bibliografia Palavra em cena (A saideira), Jaraguá do Sul, 2010, ISBN 978-85-60332-69-4, 100 p. Palimpsesto (Sem olhar para trás), Jaraguá do Sul, 2009, ISBN 978-85-89949-19-4, 62 p. Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul, 2009, Jaraguá do Sul, ISBN 978-85-60332-48-9, 107 p. Jaraguá em crônicas (A cidade da esperança), Jaraguá do Sul, 2007, ISBN 978-85-60332-48-9, 107 p.

_____________________________________________

Ítalo Puccini Nascido em 1987, graduado em Letras Licenciatura, Pós-Graduado em Psicopedagogia e Educação Inclusiva, Pós-Graduado em Contação de Histórias e Literatura Infanto juvenil. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Acredito que as melhores coisas da vida não servem para nada, e nem precisam. Por isso, também sou apaixonado por futebol, não pelo flamengo. E, ainda, guardo comigo um daqueles sonhos-irrealizáveis, o de ser locutor esportivo. Contradições não me faltam. A palavra, por si só, contradiz. Por isso a persigo.

______________________________________________

Thiago Daniel É compositor, diretor artístico, ator e escritor. Estudante de Artes Visuais, lançou em 2010 seu meu primeiro CD solo intitulado “Um Só”. Em 2011 lançou seu primeiro livro “Cuida de Mim” quem em 2012 foi agraciado com o Prêmio Ganymédes José da UBE-RJ na categoria de melhor livro infanto-juvenil. Thiago também dirigiu o filme “A Arte do Trabalho” e atualmente escreve também no blog thiago-daniel.blogspot.com.br.

_____________________________________________

Patricia Grah Taioense, amante e estudante da música, escritora e leitora nas horas vagas. Extrema, precisa, sentimental. Sonhadora, expressiva e batalhadora. Gosta de viajar ao som de um bom rock, aliás, adora viajar. Não tem pretensão de agradar a todos e é justamente este seu jeito que desagrada a alguns, que faz com que conquiste outros. Gosta de escrever o que vive e sente, e também de viver o que escreve. Atualmente escreve no blog cabana cult e a partir do mês de setembro/2012 passou a escrever mensalmente aqui no Cooperativa das letras na data 24.

________________________________________________

Elianete Vieira 

É analista de Sistemas formada pela SESAT, Rio de Janeiro, pós-graduada em E-business e Gestão Empresarial e Gestão de Negócios em Serviços pelo Mackenzie em São Paulo. É autora dos livros de informática básica Desvendando a Informática na Melhor Idade, Nunca é tarde para aprendermos algo novo, e O Início da Descoberta, desvendando o uso do computador, da internet e das redes sociais. Participou das Antologias Scortecci 2012 Nossa História, Nossos Autores e Scortecci 2013 Palavras Desavisadas de TudoTambém é coautora e coordenadora editorial de Reciclando Vidas, livro de ficção escrito em grupo durante o curso “Tornando-se um Escritor” da Escola do Escritor, lançado em 17/12/12. Passou a fazer parte do time do blog em janeiro de 2013 escrevendo na data 04.

_______________________________________________

Uma resposta para Notas Biográficas

  1. Inacio Carreira disse:

    Caro Tiago,
    do que eu sei, diria que precisa acrescentar, ao texto de Inacio Carreira, o livro TRAMAS, lançado em 2012 e, no texto de Thiago Daniel, que seu livro CUIDA DE MIM foi premiado. Abraços.

O que tens a dizer sobre o post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s