Hoje é terça-feira (Tiago Nascimento)

Hoje é terça-feira. Uma modorrenta e insossa tarde terça-feira. Dessas que só as terças sabem ter. O que me leva a seguinte indagação: existe dia mais insosso e sonso do que a terça?

A sexta-feira (e por associação a quinta-feira) é o dia mais esperado e festejado da semana trabalhada. Do outro lado vemos a segunda-feira que tão indesejável se afigura, de modo que monopoliza toda a dor, lamúria e ódio de ser início de semana e relega à terça-feira o ocaso do sentimento zero. Nenhuma palpitação, positiva ou negativa resta à pobre terça. Ainda se fosse a singular quarta-feira que transpirando seriedade divide a semana-útil ao meio…

Mas enfim, o que são as terças-feiras? Ou melhor, o que não são as terças-feiras?
* Não são mais o início da semana.
* Não fazem parte do festivo fim desta.
* Tampouco se configuram em sua singular metade.
Conclusão óbvia? As terças-feiras são um adendo desnecessário, assim como o são o dedo mínimo e o cóccix. E esses dois, resquícios tardios de um processo evolutivo que segue sua lenta e inexorável mutação me levam a crer que a terça-feira talvez seja apenas um lapso cultural do nosso calendário. Precisamos corrigir esse lapso! Precisamos modernizar o calendário!

Proponho aqui minha campanha: vamos abolir a terça-feira…

Sobre Tiago Carpes do Nascimento

Brasileiro, casado, vinte e poucos anos, escritor por obrigação e prazer, professor, curioso, eclético em matéria de música, adora livros e filmes inteligentes (instigantes), cristão, conservador, gosta de política, já sonhou ser presidente do Brasil, presidiu comitê municipal de sigla política, mas a desilusão foi tanta que hoje se contenta apenas em contribuir para a melhoria da educação e para o crescimento vegetativo da população, tendo dado o seu contributo em duas ocasiões.
Esse post foi publicado em Prosa, Versos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Hoje é terça-feira (Tiago Nascimento)

  1. Tiago, não vais acreditar! Ontem de noite fiquei pensando numa crônica sobre a quarta feira muito, muito semelhante à tua. hehehehe
    Que dizer? Ideia genial, é claro!
    E vamos a campanha:
    FORA TERÇA FEIRA!

  2. Inacio Carreira disse:

    Vamos aderir à campanha, no mínimo por solidariedade.
    Aposentado, para mim tanto faz que seja segunda, terça, quarta, quinta e segue, até o domingo, quando inicia-se novo ciclo. Às vezes sou sabatista, trabalho de domingo – o primeiro dia – à sexta-feira. Em outras, se o trabalho o exige, emendo o final de semana e paro na segunda ou terça-feira, para o descanso necessário. Enfim, nada como estar livre do jugo do calendário, que oprime o ser desde muito.
    Entretanto, como escrevi na primeira linha, vamos aderir à campanha, no mínimo por solidariedade.

  3. Bom dia. Como eu ainda não me aposentei, não me tornei empresária, não ganhei na megasena e não achei um marido rico, meus dias de trabalho incluem a 3a feira, que por sinal é o dia do rodízio do meu carro. Já pensei nisso várias vezes, porque os dias da semana não pulam de 2a para 4a feira direto? rsrsrs Estou a favor de sua campanha. Em SP, esta semana será curta, então aproveitem porque hoje já é SEXTA-FEIRAAAAAA.
    Abraços, Elianete

  4. Tiago disse:

    Obrigado pessoal.
    Pelo visto o pessoal do congresso nacional chegou a uma conclusão mais drástica bem antes de mim. rs

O que tens a dizer sobre o post?

