E a primeira semana do ano chega ao fim! (Elianete Vieira)

texto

Podemos estudar sobre culturas diferentes, nos aprofundar na religião que acreditamos, podemos ser lógicos e racionais, mas existem certos detalhes culturais que persistem com o passar das décadas e estão sempre presentes em nossas vidas.
Um novo ano se inicia e com ele as crenças, as dúvidas, as esperanças e, por maior que seja a religiosidade de cada um, o misticismo está presente em pequenos detalhes que, mesmo por brincadeira, muitos de nós seguimos como ritual de Ano Novo: como usar o branco (paz), um item amarelo (dinheiro), o vermelho (paixão) e por que não, o rosa para o amor.
Comer lentilhas, bolinhos de arroz, sobremesas brancas, evitar aves na ceia, pular sete ondas, guardar sementes de sete uvas ou três tâmaras na carteira, banho perfumado para o amor, flores brancas, espelho e perfumes para Iemanjá, etc. são formas de acreditarmos que algo possa ser feito em busca do amor, do novo trabalho, de mais dinheiro, da tão desejada paz que todos queremos para o mundo inteiro.
Não sei se os países que necessitam mais dessa paz possuem essa mesma crença, esse misticismo do branco e da pomba branca que representa Jesus e a paz. Mas nós brasileiros pensamos em todos quando comemoramos usando o branco.
Hoje, é primeira sexta-feira do ano e no Rio de Janeiro, muitos fiéis buscam pela tradicional bênção de São Sebastião, padroeiro da cidade, na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Pedem proteção para o ano inteiro numa tradição que começou em meados do século XIX, quando a igreja ainda ficava no Morro do Castelo (demolido em 1922).
É ainda o último dia útil de uma semana curta. Período de folga para aqueles que puderam emendar e curtir o final do feriado prolongando em pequenas férias, para viajar e curtir a família em algum lugar paradisíaco ou apenas tranquilo. No dia 1º e no dia 2, noticias de estradas lotadas mostraram que muitos retornaram aos seus lares enfrentando horas de cansaço, fome, crianças chorando, chuva em SP ou sol quente no Rio, para então retornarem ao trabalho e estão desejosos que esta 6ª feira termine rapidamente, agora sem transito na volta para casa, e curtir mais um final de semana em ritmo de férias.
Crianças em férias escolares é alegria na casa. Famílias aproveitando para curtir os baixinhos ao máximo. Por outro lado, cidades vazias com menos transito, rodizio suspenso na cidade paulista, facilitam a vida daqueles que deixaram as férias para outro período do ano, como eu!
E assim, um novo ano se inicia, com simpatias e orações para dias melhores. Esperanças que algo diferente ocorrerá esse ano. Sonhos que se realizarão neste 2013 que, de azar não tem nada, pois o jeitinho brasileiro fará destes 361 dias que faltam para o ano acabar, o ano de maior sorte de todos anteriores, com muitas realizações superando as tristezas e doenças que enfrentaremos, com saldo positivo de mais um ano muito bem vivido!
Um 2013 abençoado para todos!
Elianete

Esse post foi publicado em Prosa e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para E a primeira semana do ano chega ao fim! (Elianete Vieira)

  1. Inacio Carreira disse:

    Nada a declarar. Lugar comum, também…

  2. Sônia Pillon disse:

    Bem-vinda, Elianete! Parabéns pelo primeiro passo! Boa sorte e um grande abraço!

  3. Concordo com Inácio, acho um tanto banal e sem aprofundamento.
    Insinuar que 2013 posse ser azar por causa do 13, é comprovar o desconhecimento. Este ano é um 6, voltado para a família e as responsabilidades.
    Quanto ao tangenciar a Antropologia… A gente vai com tudo ou nem começa.
    Tomara que nos outros eu aprenda alguma coisa.

    • Anônimo disse:

      Olá Vana, tudo bem? Eu fiz apenas um comentário, não uma analise profunda. Conheço muitas pessoas que consideram o 13 como algo a ser evitado e eu não penso assim. Deixo a analise para os numerologos. Feliz 2013 com tudo de melhor para você. Abraço.

    • Olá Vana, tudo bem? Eu fiz apenas um comentário, não uma analise profunda, deixo isso para os numerólogos. Para mim todos os anos são ótimos, sempre voltado para minhas responsabilidades e objetivos, família, trabalho, saúde, futuro. Mas sei que existem outros que estão preocupados rsrsrs
      Um excelente 2013 para você e todos que nos lêem.
      Abraço.

      • Sônia Pillon disse:

        É isso aí, Elianete! Resposta digna de uma Lady! Pelo pouco que conheço de você, não esperava nada diferente… Aqui é um espaço democrático para escritores que já conquistaram o seu espaço e onde deve imperar o respeito mútuo, em primeiro lugar! É o que se espera de pessoas civilizadas, que critiquem com elegância e sem ofender os demais. Afinal, não estamos em um ringue!

  4. Pressupõe-se que este blog seja literário e, portanto, a crítica jamais deveria ser encarada como golpe de box e sim como aprofundamento de nossa escrita.
    O escritor que não suporta crítica e julga que há desrespeito nela, errou de carreira.
    A elegância, muitas vezes é bem cheia de nada.
    O que foi escrito está dito em qualquer almanaque de farmácia e acho que o blog merece mais o que não impede de desejar um excelente e muito mais criativo 2013.

O que tens a dizer sobre o post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s