Palavras únicas: Dissabores (Marcelo Lamas)

Há palavras na língua portuguesa que são mágicas e sem tradução digna da sua magnitude, o substantivo no plural “dissabores” é um deles. Outro dia, um amigo sexagenário me disse: “Tome cuidado para não causar dissabores aos outros”. Eu já conhecia o verbete, mas nunca tinha analisado a sua profundidade. Neste cotidiano em que tentamos acelerar a rotação do planeta, vivemos jogando palavras pra fora, sem medir seu impacto.
O mesmo amigo de cabelo branco, me advertiu com um provérbio antigo: “Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.
Sempre gostei da síntese. Se ao invés de usarmos pensamentos completos junto ao nick do msn, colocássemos uma única palavra, não seríamos mais autênticos?

A propósito:

Dissabor: 1 Desgosto, desprazer. 2 Acontecimento incômodo ou desagradável. 3 Contratempo. 4 Mágoa.

Marcelo Lamas escreve artigos e crônicas para jornais, revistas, blogs e livros há 16 anos. É engenheiro e professor universitário. marcelolamas@globo.com
Anúncios
Esse post foi publicado em Prosa e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Palavras únicas: Dissabores (Marcelo Lamas)

  1. Vana disse:

    Belo pensamento exposto, Marcelo. fecho contigo, apenas acrescentaria: “não jogue pérolas aos porcos”. Palavras são belas pérolas tanto brutas quanto cultivadas e em excesso põem a perder pensamentos que poderiam ser ótimos.
    Vou te dizer algo que meu mestre Luis Antonio de Assis Brasil dizia quando se levava apenas uma idéia antes de escrevê-la: A idéia é boa, preciso vê-la escrita, pode se tornar péssima se não souberes garimpar palavras.
    Parabéns.

O que tens a dizer sobre o post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s